Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Exposição ‘Trans Amazônica’ reforça diálogo entre Amazônia e Nordeste

A exposição “Trans Amazônica”, da artista visual Rafaela Moreira, chega à Galeria Benedito Nunes, na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP) nesta quinta-feira (12). Com obras produzidas ao longo dos 10 anos de carreira da artista, a mostra inédita marca a conclusão de seu mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Selecionada pelo edital “Prêmio Branco de Melo 2025”, da FCP, a exposição propõe uma articulação entre pintura e outras linguagens das artes visuais, com foco em temas como identidade, território e resistência. As obras destacam a vivência de corpos trans na Amazônia e tensionam estruturas dominantes no circuito das artes visuais.

O título da exposição faz alusão à Rodovia Transamazônica, traçando um paralelo simbólico com o caminho percorrido por pessoas trans na sociedade. A proposta destaca um olhar trans sobre a Amazônia e valoriza trajetórias marcadas por deslocamentos físicos, simbólicos e afetivos.

Com curadoria dos pesquisadores e doutorandos em Artes Eduardo Bruno (Fortaleza/CE) e Waldírio Castro (Campina Grande/PB), a exposição reforça conexões entre a produção artística de regiões historicamente marginalizadas, como Amazônia e Nordeste. Essa escolha reafirma o caráter político e simbólico da mostra, que propõe novos centros para o pensamento artístico contemporâneo no Brasil.


Serviço

Exposição: “Trans Amazônica”

Abertura: 12 de fevereiro, às 19h

Visitação: 13 de fevereiro a 27 de março

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Galeria Benedito Nunes – Fundação Cultural do Pará

Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Bairro Nazaré, Belém (PA)